Batizada com o nome de um peixe local, Parati fica na costa sudeste do Brasil, 200 quilômetros ao sul do Rio, com a Serra da Bocaina ao fundo. O centro da pequena cidade colonial é um monumento histórico nacional com prédios bem preservados em suas ruas de pedestres. Saia de barco pela baía até as inúmeras ilhas e enseadas próximas. Explore plantações de cana-de-açúcar e caminhe ou pegue um trem através da mata atlântica. Fique de olho nos macacos que circulam pelas ruas de pedra.
À primeira vista parece que o tempo parou em Paraty, uma cidadezinha espremida entre a serra e o mar e que teve seu apogeu no Ciclo do Ouro. No Centro Histórico, a moldura é formada por preservados casarões coloniais, igrejas dos séculos 18 e 19 e ruas calçadas pelos escravos em pedras pés-de-moleque onde o tráfego de automóveis é proibido.
A cidade reúne ainda praias e cachoeiras. Naestrada para Cunhaficam quedas d´água que formam piscinas naturais perfeitas para banhos, como Pedra Branca e Tobogã.
- E muito mais. Exietem ainda:
- MAI27
Festival do Camarão
Entre os dias 27 e 29 maio
O Festival do Camarão ocorre na Ilha do Araújo, junto com a abertura da pesca do camarão (em defeso até essa data para fins de procriação e crescimento). Há barcos saindo da Praia Grande (10 km de Paraty, sentido Angra dos Reis) a cada 30 minutos. No festival são vendidos vários pratos feitos com camarões (camarão casadinho, bobó de camarão, camarões aperitivos, etc.). Há também apresentações de musicais durante o evento. - JUN29
FLIP - Festival Literário Internacional de Paraty
Entre os dias 29 junho e 03 julho
A FLIP é um festival literário que ocorre anualmente na cidade de Paraty na primeira quinzena de julho. Idealizado pela editora inglesa Liz Calder e organizado pela Associação Casa Azul, uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) presidida pelo arquiteto Mauro Munhoz, a FLIP dura apenas cinco dias (de quarta-feira a domingo), mas tem uma programação de quase 200 eventos, distribuídos em: Programação Principal, FLIP - Casa da Cultura, FlipZona e Flipinha, além da OFF-FLIP, um circuito paralelo de eventos literários que ocorre no mesmo período.
Nenhum comentário:
Postar um comentário